Os "outros" Série 5: do híbrido "plug-in" à "bomba" pré-M5!
Já aqui deixámos a apresentação detalhada do novo BMW Série 5 que chegará ao mercado nacional no dia 11 de Fevereiro de 2017. Contudo, há ainda três novidades programadas para o mês seguinte, Março de 2017, e que merecem referência à parte.
Esta versão herda, no fundo, a mecânica do já existente 330e, composta por um motor eléctrico de 65 kW (equivalente a 88 cv) e um quatro cilindros de dois litros e turbo a gasolina, com 184 cv. A potência total do conjunto é de 252 cv, para um binário de 420 Nm que está disponível logo a partir das 1450 rpm, o que torna a sua condução extremamente suave, em conjunto com a caixa automática de oito velocidades Steptronic. Garantia de boas acelerações quando se está com pressa, mas também de consumos baixos – ou até zero se os percursos forem suficientemente curtos que a autonomia eléctrica seja suficiente! –, com a marca a anunciar 2,0 l/100 km, para emissões de CO2 de apenas 46 g/km!
Outra versão mais amiga do ambiente que também chegará em Março de 2017 será a variante optimizada do 520 d, com a habitual designação EfficientDynamics Edition. Apenas disponível com a caixa automática de 8 velocidades, pneus de baixo atrito e pequenas optimizações aerodinâmicas, consegue baixar o consumo médio dos 4,1 l/100 km do 520 d "normal" para meros 3,9 l/100 km, com emissões de CO2 de apenas 109 g/km para reivindicar o título de berlina Diesel mais eficiente do segmento!
Só para se ter uma ideia do que estamos a falar, significa isto que o M550i xDrive – que ganha também uma estética muito mais agressiva – consegue ser até mais rápido que o actual M5 que anuncia 4,3 s na aceleração dos 0 aos 100 km/h! São as vantagens da maior leveza da nova geração do Série 5 e deixa-nos com… "água na boca" para o futuro M5 que se anuncia mais para o final de 2017, com 600 cv e igualmente tracção integral!